O CIEP 394 FEZ UMA VISITA AO MUSEU CASA DO PONTAL E AO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. OS ALUNOS VIRAM OBRAS DE ARTE POPULAR E APRENDERAM SOBRE A ORIGEM DO HOMEM NAS AMÉRICAS
Desde que resolvi criar um grupo de teatro aqui no Etec Ciep 394, que é o novo nome da escola onde trabalho, minha luta parece que dobrou quando vou lidar com os "queridos aluninhos" do Ensino Fundamental e às vezes do Médio. As aulas de teatro não são mais do que uns momento de leitura dos scripts das peças e a tentativa de fazê-los se entrosarem com o contexto da trama. O mais difícil disso tudo é quando eles não conseguem se manter alheios a tudo que é externo ao trabalho com o texto e montagem da encenação, o que exige concentração e dedicação, passando por expressão facial e corporal. Muitas das vezes, os alunos se mantém inertes quando da leitura das falas do script, o que praticamente impossibilita de ensinar a eles como representar uma cena em que sentimentos devem ser ...
Todos receberam os kits com livros para leitura já no começo deste ano de 2024. Entre os livros presentes no kit estava um em especial: ELZA, de Zeca Camargo e da própria Elza Soares. A proposta para um sarau literário era tocar um projeto pedagógico que contemplasse a leitura do livro e discussão da biografia da famosa cantora. Entremeando as discussões estava a análise da personagem do livro em suas várias fases de vida. Ao longo das semanas os alunos foram sendo reunidos para a leitura de trechos do livro, em que discutimos as artimanhas de Elza Soares para conseguir algum dinheiro para comprar comida aora sua família. Esse era o propósito pra fundamentar o projeto A VOZ DO PLANETA FOME. O sarau literário seria a execução do projeto pedagógico. De início, começamos com uma modesta roda de leitura com alunos do 3° ano do Ensino Médio, que relutavam para levantar de suas carteiras de sala de aula e dar alguns passos de tartaruga rumo à minha sala de leit...
O PROJETO PÉROLA DA SERRA 2013 CONCRETIZOU-SE COM SUCESSO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E CO-PARTICIPAÇÃO DE UM PEQUENO, MAS APLICADO GRUPO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESSES ALUNOS VIVENCIARAM IN LOCO A EXPERIÊNCIA DE ESTAR EM MEIO URBANO COM TODAS AS SUAS CARACTERÍSTICAS E PUDERAM EXERCITAR A CIDADANIA SOBRE A QUAL TIVERAM NOÇÃO NA ESCOLA. OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NAS AULAS PUDERAM SER CONSOLIDADOS A CADA PASSO DADO PELAS RUAS DA CIDADE, AO OBSERVAREM AS CASAS COM SUAS FACHADAS VARIADAS, O TRÂNSITO, A POPULAÇÃO, OS ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS DA CIDADE IMPERIAL, PETRÓPOLIS, LOCAL DE GRANDE ACERVO ARTÍSTICO E HISTÓRICO DO BRASIL.
Comentários
Postar um comentário