SARAU DE AGOSTO


    Todos receberam os kits com livros para leitura já no começo deste ano de 2024. Entre os livros presentes no kit estava um em especial: ELZA, de Zeca Camargo e da própria Elza Soares. A proposta para um sarau literário era tocar um projeto pedagógico que contemplasse a leitura do livro e discussão da biografia da famosa cantora. Entremeando as discussões estava a análise da personagem do livro em suas várias fases de vida. Ao longo das semanas os alunos foram sendo reunidos para a leitura de trechos do livro, em que discutimos as artimanhas de Elza Soares para conseguir algum dinheiro para comprar comida aora sua família. Esse era o propósito pra fundamentar o projeto A VOZ DO PLANETA FOME. O sarau literário seria a execução do projeto pedagógico.

   De início, começamos com uma modesta roda de leitura com alunos do 3° ano do Ensino Médio, que relutavam para levantar de suas carteiras de sala de aula e dar alguns passos de tartaruga rumo à minha sala de leitura, que se localiza a uns bons 20m de distância do prédio principal do CIEP Brizolão 394. Notei que eu teria muito trabalho em convencer alguns alunos dispostos a participar de uma roda de leitura forçosamente organizada para discutir aspectos do livro ELZA, criteriosamente selecionados para compor uma série de trabalhos que constituíram um sarau literário na escola. 

   Antes disso, fui nas salas de aula do 3° ano para pedir aos alunos que trouxessem o dito livro para a escola de modo a começarmos a leitura dos primeiros capítulos para que eles pudesse tomar conhecimento do enredo. Resultado: ninguém trouxe seus livros. Tive que lançar mãos dos livros que estavam no acervo da escola. 

   Já numa segunda vez, os alunos só se deslocaram para a sala de leitura a fim de participarem das discussões sobre o texto quando uma professora se dispôs a ir junto com eles, o que lhes pareceu a continuidade da aula de Língua Portuguesa. Portanto, não haveria como eles se esquivarem da tarefa. Aquilo me parecia um trabalho de Hércules. Mas acabamos por realizar o debate, que ficou restrito aos julgamentos dos poucos alunos participantes sobre a conduta eticamente errada de Elza Soares enquanto criança no seio da família e da vizinhança. 

   Numa outra oportunidade de rosa de leitura, tive a ideia de gravar em áudio os depoimentos dos alunos mais perspicazes do grupo, que de modo simples e contundente, expressaram sua opinião sem mais rodeios.

   A culminância do projeto seria a apresentação do sarau literário. E assim foi feito. A apresentação foi dividida em várias partes, composta de leitura, sketches e apresentações musicais e de poesia cantada pelos alunos. Foi um sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COUNTRY CAIPIRA

TUDO DE BOM!!